O que é a Hormona do Crescimento?

A Hormona do Crescimento é uma substância produzida por uma glândula situada na base do cérebro, chamada pituitária. Esta glândula é frequentemente chamada “glândula mestra” porque controla muitas outras glândulas do corpo humano. Tem o tamanho aproximado de uma ervilha e está situada acima do céu da boca, na base do cérebro. 
 

A glândula pituitária 

A glândula pituitária segrega Hormona do Crescimento durante toda a vida. Esta Hormona do Crescimento controla a produção no corpo humano de outras hormonas e outros produtos químicos chamados fatores do crescimento. 
 

Crescimento 

Estes fatores do crescimento, em conjunto com a própria Hormona do Crescimento, viajam através da corrente sanguínea e provocam o crescimento e o desenvolvimento por todo o corpo humano.
Em particular, atuam numa zona dos ossos, chamada placa epifisária, local onde ocorre o crescimento ósseo. A Hormona do Crescimento e os fatores de crescimento provocam a multiplicação das células na placa epifisária, aumentando, por isso, o comprimento do osso, o que, por seu turno permite um aumento da altura da criança. Para além de proporcionar o crescimento da criança, a Hormona do Crescimento também desempenha um papel metabólico vital, durante a fase adulta. É importante no desenvolvimento e manutenção dos músculos e dos órgãos, bem como ajuda a tornar os ossos fortes (ao aumentar a densidade mineral óssea). Ajuda a regular o metabolismo, queima a gordura, cria músculo e mantém os níveis de açúcar no sangue.
 

A Hormona do Crescimento 

A Hormona do Crescimento é uma proteína constituída por 191 aminoácidos. Também é chamada somatropina ou somatotropina, vocábulos de origem grega, que significam crescimento corporal. Esta hormona foi pela primeira vez isolada e utilizada em tratamentos em 1956. 
 

A Hormona do Crescimento "Humana" 

Nos anos 80 começaram a ser usadas técnicas de engenharia genética (tecnologia recombinante) para produzir Hormona do Crescimento biossintética. A Novo Nordisk utiliza, desde 1985, esta técnica para produção de Hormona do Crescimento obtida por tecnologia recombinante, que é idêntica à Hormona do Crescimento produzida naturalmente no homem. Hoje em dia, em virtude da utilização desta tecnologia recombinante, a Hormona do Crescimento está mais disponível, permitindo o tratamento de um grande leque de doenças, tanto em crianças como em adultos.