Compreender a Obesidade

O que é a Obesidade?

A Obesidade é uma doença crónica, muito prevalente em diversos países, e um problema de saúde pública, pois afeta mais de 650 milhões de pessoas. Caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal acumulada.

Por ser uma doença crónica, a Obesidade requer tratamento a longo prazo. Para avaliar se o seu peso está equilibrado com a sua altura, os profissionais de saúde usam o Índice de Massa Corporal (IMC) para verificar se a pessoa tem ou não excesso de peso ou Obesidade. 

 

Causas da Obesidade

A Obesidade é provocada por um desequilíbrio do balanço energético corporal a longo prazo, que se desenvolve quando o consumo de calorias é maior do que a quantidade de calorias que o corpo utiliza. Isso resulta num excesso de energia, que vai ser armazenada como gordura. 

Apesar de ser detetada pelo ganho de peso, a Obesidade é conhecida por ser uma doença complexa e multifatorial que é influenciada por diversos fatores, como:

  • Fatores hormonais (ex. regulação emocional e bem-estar)
  • Fatores fisiológicos (ex. biologia do indivíduo)
  • Fatores ambientais (ex. hábitos sociais e alimentares)
  • Fatores genéticos (ex. genes que afetam o metabolismo)
  • Fatores psicológicos (ex. a depressão pode alterar o apetite) 
  • Stress (ex. stress prolongado pode ter efeito no apetite) 
  • Sono (ex. modificações no sono levam a alterações hormonais)

A Obesidade é vista como uma grande preocupação de saúde, uma vez que o excesso de peso e a Obesidade podem resultar no desenvolvimento de outras complicações graves, como: Diabetes tipo 2, Hipertensão, Síndrome da apneia obstrutiva do sono (perturbação respiratória relacionada com o sono) e certos tipos de cancro entre outros.

Para além de todas as complicações acima descritas, os estudos científicos mostram que o estigma à volta da Obesidade pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas que vivem com esta doença.

Contudo, basta uma perda modesta de peso (5%-10%) para melhorar a saúde consideravelmente. Se tem excesso de peso ou Obesidade, fale com o seu profissional de saúde para avaliar a sua saúde, sugerir meios para a melhorar e manter uma perda de peso ao longo do tempo. 

 

Para saber mais visite www.averdadesobreopeso.com