Como notificar uma reclamação ou um efeito secundário

Se você ou a pessoa por quem notifica estão a sentir efeitos secundários graves, deve contactar o seu médico ou outro profissional de saúde antes de notificar o efeito secundário.

A sua informação sobre reclamações ou efeitos secundários dá-nos uma opinião importante sobre os nossos produtos. Se tem uma reclamação ou sentiu um efeito secundário com um produto da Novo Nordisk, por favor notifique este acontecimento à Novo Nordisk. 

 

Contacto Novo Nordisk

Notifique diretamente à Novo Nordisk:
e-mail: farvig@novonordisk.com
telefone: (+351)214404000   

 

Porque deve notificar as reclamações e os efeitos secundários à Novo Nordisk?

Embora os nossos produtos sejam testados exaustivamente em ensaios clínicos antes de ser autorizada a sua comercialização, nem tudo é conhecido sobre os seus efeitos secundários, até os medicamentos terem sido utilizados por muitas pessoas ao longo do tempo.

A Novo Nordisk monitoriza regularmente a segurança de todos os seus produtos. Ao notificar as suas reclamações e efeitos secundários, está a dar-nos informação importante que nos ajudará a tomar as ações apropriadas e a proporcionar-lhe as melhores instruções sobre como utilizar os nossos produtos. 
 

Qual a informação que deve ser dada

Quando notifica uma reclamação ou um efeito secundário, por favor dê-nos a seguinte informação, se possível: 

 
Detalhes do produto

  • Nome do produto (marca comercial)?
  • Para que doença é utilizado?
  • Como administra o produto (dose, frequência)?
  • Qual é o lote do produto?
  • Caso esteja relacionado com uma falha no produto: Que parte do produto ou função do produto foi afetada? Como aconteceu essa falha? Há amostra disponível?
 

Detalhes sobre o efeito secundário
  • Descrição da suspeita de efeito secundário, incluindo se recuperou ou não do evento
  • Quando é que o efeito secundário ocorreu?
  • Está a sentir outros sintomas?
 

Detalhes do utente
  • Género (sexo feminino ou masculino)
  • Idade, data de nascimento ou grupo etário (p.e. criança, adolescente, adulto, idoso)
  • País de residência
 

Detalhes do notificador
  • Nome
  • Contactos
 

Privacidade dos Dados Pessoais

A Novo Nordisk regista a informação sobre as notificações de reclamações e efeitos secundários dos produtos, com o objetivo de garantir a segurança dos doentes e cumprir com a legislação em vigor. Os seus dados pessoais serão inseridos e mantidos permanentemente na base de dados global de farmacovigilância da Novo Nordisk e serão tratados de forma confidencial. Temos a obrigação de notificar as reclamações e efeitos secundários dos nossos produtos às Autoridades de Saúde, de acordo com a legislação atual.

Para informação completa sobre como os dados pessoais são processados na Novo Nordisk, pode visitar o nosso website em novonordisk.pt.

Pode obter mais informação sobre como processamos os seus dados pessoais consultando a Notificação de Processamento de Dados Pessoais relacionados com a Informação de Segurança.