Como notificar uma reclamação ou efeito adverso

Se você ou a pessoa por quem notifica, sentirem algum efeito adverso grave, deve contactar imediatamente o seu médico ou outro profissional de saúde, antes de notificar o efeito adverso.

A sua informação sobre uma reclamação e/ou efeito adverso faculta-nos informações importantes sobre os nossos medicamentos. Se sentiu algum efeito adverso ou pretende apresentar alguma reclamação, encorajamo-lo a notificar também a Novo Nordisk. 

 

Contacte a Novo Nordisk

Notifique diretamente a Novo Nordisk:
e-mail: farvig@novonordisk.com
telefone: +351 214 404 000   

 

Porque deve notificar as reclamações e os efeitos adversos à Novo Nordisk?

Apesar dos nossos medicamentos serem continuamente testados em ensaios clínicos antes da sua introdução no mercado, nem todos os seus efeitos adversos são conhecidos até serem utilizados por um grande número de pessoas, durante um longo período de tempo.

A Novo Nordisk monitoriza diariamente a segurança de todos os seus medicamentos. Ao notificar as suas reclamações e efeitos adversos, comunica-nos informações essenciais para um plano de ação adequado e para melhorar as instruções sobre a utilização correta dos medicamentos da Novo Nordisk. 

 

Que informações facultar

Quando notificar uma reclamação ou efeito adverso deve fornecer as seguintes informações, se possível: 

 

 
Informações sobre o medicamento

  • Nome do medicamento (nome comercial)?
  • Para que doença é utilizado?
  • Como administra o medicamento (dose, com que frequência)?
  • Qual é o lote do medicamento?
  • Se estiver relacionado com um defeito do medicamento: qual a parte e função do medicamento que foi afetada? Como ocorreu a falha? É possível recolher uma amostra do medicamento? 
 

Informação sobre o efeito adverso
  • Descrição do efeito adverso, incluindo se recuperou do mesmo
  • Quando é que o efeito adverso ocorreu?
  • Apresenta outras doenças concomitantes?
 

Informações sobre o doente
  • Género
  • Idade, data de nascimento ou faixa etária (por exemplo: criança, adolescente, adulto, idoso)
  • País de residência
 

Informações sobre o notificador
  • Nome
  • Detalhes para contacto 
 

Privacidade de Dados

Todas as informações pessoais cedidas relativamente a reclamações ou efeitos adversos serão processadas de acordo com a legislação de proteção de dados aplicável:

- A sua notificação é exclusivamente utilizada para uma avaliação científica do medicamento e da sua qualidade;

- Os efeitos adversos são registados na nossa base de dados de segurança global e estes dados são analisados regularmente para encontrar tendências; 

- A Novo Nordisk pode partilhar as reclamações e os efeitos adversos com as Autoridades Locais de acordo com a lei em vigor. Porém, nenhuma informação pessoal será revelada;

- A Novo Nordisk guardará a informação durante o período de tempo obrigatório por lei.