Compliance Hotline é detida e monitorizada pelo Comité de Auditoria, que faz parte do Conselho de Administração da Novo Nordisk.

Se é colaborador da Novo Nordisk, encorajamo-lo(a) a levantar qualquer questão junto dos órgãos de direção locais, bem como do departamento jurídico ou do departamento de recursos humanos locais. Caso não seja uma opção, poderá utilizar as alternativas mencionadas abaixo.

Assuntos relacionados com Ética Empresarial, Questões de Contabilidade e Fraude, Novo Nordisk Way, Potenciais Violações de Dados Pessoais, Qualidade ou outras questões que envolvam riscos legais e/ou outros riscos graves para a Novo Nordisk devem ser comunicados à Compliance Hotline. Pode encontrar exemplos de questões a comunicar em baixo.

Por favor tenha em consideração que a Compliance Hotline não deve ser utilizada para comunicar queixas de clientes, efeitos secundários ou produtos falsificados. Por favor utilize os links no menu da esquerda para esse tipo de comunicações.

  • Conduta incorreta ou violação das políticas e normas de ética empresarial pela Novo Nordisk ou por terceiros em representação da Novo Nordisk.

São exemplos as atividade de venda e marketing impróprias, dar ou receber benefícios impróprios, amostragem inadequada de produtos, relações impróprias com clientes ou terceiros e interações impróprias com doentes.

  • Violação grave do Novo Nordisk Way relacionada com práticas de gestão, conduta ou comportamento empresarial.

São exemplos o tratamento injusto grave de um colaborador, comportamento incorreto de gestão em geral ou preocupações de retaliação.

  • Questões relativas a contabilidade, controlos internos, auditorias e relatórios financeiros questionáveis ou atos deliberados para obter injustamente benefícios não autorizados, tais como dinheiro, bens ou serviços.

São exemplos declarações financeiras fraudulentas, controlos internos deficientes, falsificação de documentos e utilização indevida de bens Novo Nordisk ou roubo.

  • Questões de qualidade relativamente a produtos ou processos relacionados com boas práticas que não são abordados no Sistema de Gestão de Qualidade normal.
  • Potencial violação de dados pessoais. Qualquer acesso intencional ou acidental, divulgação, destruição ou alteração de dados pessoais sem autorização.
  • Questões relacionadas com o envolvimento da Novo Nordisk em situações de abuso ou violação de regras de Direitos Humanos, bem como atividades ou comportamentos em violação de Direitos Humanos.
  • Violações significativas relacionadas com anticoncorrênciais ou comércio justo, espionagem ou sabotagem e violações de segurança de informação.

É possível comunicar qualquer questão ou qualquer ocorrência através da Compliance Hotline por telefone ou online.

Compliance Hotline é operada por terceiros e a parte denunciante pode optar por ser manter anónima. No entanto, encorajamos que todos os denunciantes se identifiquem, para que possamos investigar melhor a ocorrência e manter contacto com o autor da denúncia durante a investigação.

Para mais informações ou contactos relevantes, por favor aceda ao portal da Compliance Hotline

É possível selecionar entre vários idiomas no canto superior direito ao abrir a ligação. Ao comunicar um caso por telefone, por favor aguarde um pouco até ficar disponível um operador para atender a sua chamada.

Portal de comunicação de ocorrências da Portal da Compliance Hotline

Quando comunicar um caso por via telefónica ou online, receberá um número de caso único e ser-lhe-á pedido que crie uma palavra-passe associada.

Com esta informação, pode verificar o estado do seu caso, verificar se foram levantadas quaisquer questões, bem como fornecer qualquer informação adicional.

Não toleramos discriminação ou retaliação contra pessoas que, de boa-fé, comuniquem uma situação ou participem numa investigação. Se acredita que foi alvo de retaliação por ter denunciado uma situação ou participado numa investigação, deve contactar imediatamente a Compliance Hotline. Todas essas situações serão investigadas de forma confidencial.

Compliance Hotline está sediada em Copenhaga, Dinamarca. Está por isso sujeita a restrições dinamarquesas e da União Europeia relacionadas com a realização de tais denúncias.