Para a maioria das pessoas, a hormona do crescimento é naturalmente produzida pela glândula pituitária no cérebro. Como o nome indica, a hormona do crescimento é responsável por nos fazer crescer. Contudo, também contribui para muitas outras funções importantes no corpo, tais como:

  • Desenvolvimento de ossos fortes e saudáveis
  • Regulação do metabolismo corporal, especificamente o equilíbrio entre músculo magro e gordura
  • Desenvolvimento e manutenção dos órgãos corporais
  • Manutenção do bem-estar geral e níveis de energia

O que causa um crescimento deficiente?

Existem várias razões possíveis para uma criança parecer estar a crescer mais lentamente do que os seus pares ou irmãos. Algumas são totalmente inócuas e não afetam a saúde da criança. Por exemplo, algumas crianças simplesmente crescem a um ritmo diferente das outras e acabam por recuperar o atraso à medida que se tornam mais velhas.

No entanto, existem outras razões mais graves para uma criança não estar a crescer como devia. Essas razões podem ir desde má nutrição a certas condições médicas, como doenças renais ou hepáticas. Pode até acontecer que o corpo da criança não esteja a produzir hormona do crescimento suficiente, a hormona responsável pelo crescimento.

Existem centenas de condições médicas conhecidas que podem afetar o crescimento de uma criança. A maioria são doenças raras, como a síndrome de Noonan, que afeta 1 em 1000-2500 nados vivos.

Sabe que entre os 0 e 16 anos de idade, as crianças mudam o tamanho da sua roupa cerca de 21 vezes?

A hormona do crescimento humano (sigla inglês "GH") é um mensageiro químico crucial para o crescimento e desenvolvimento normais.

Quando o problema subjacente está relacionado com a ação ou quantidade de GH, por vezes o tratamento é feito com uma terapêutica de reposição hormonal biossintética, idêntica à hormona do crescimento natural produzida pelo organismo.

Ilustração de perturbações de crescimento mostrando equipamento de laboratório.

A hormona do crescimento humana (GH) ou terapêutica com hormona do crescimento (GHT) é uma terapêutica de substituição hormonal biossintética, idêntica à hormona do crescimento naturalmente produzida pelo organismo. A forma de administração é injetável.

A GHT é normalmente utilizada para tratar crianças que não estão a crescer devido a uma condição médica subjacente. Pode também ser utilizada para tratar adultos afetados por deficiência de hormona do crescimento.

Para crianças que necessitam de injeções diárias de hormona do crescimento, as melhorias e avanços na conceção dos dispositivos têm feito uma grande diferença. Atualmente, existem canetas com diversas funcionalidades úteis à escolha.

Começámos a inovar nas terapêuticas de hormona do crescimento há mais de 30 anos e, três décadas depois, os nossos tratamentos para os distúrbios do crescimento continuam a beneficiar pessoas em todo o mundo.